25 de maio de 2010

Obrigada pelo apoio de vcs!


Quero agradecer aqui, toda a força que a galera do fórum e daqui do blog têm me dado...
Depois de passar um tempo em deprê, já estou mais tranquila e confiante de que td vai dar certo...

Além do apoio de vcs,que me fizeram ficar mais otimista com relação às mudanças,li 2 artigos no site da ACS hoje,que me animaram bastante...aí vão eles:

http://www.acs.org.au/index.cfm?action=load&temID=noticedetails¬ID=1039

http://www.acs.org.au/index.cfm?action=load&temID=noticedetails¬ID=1042


Enfim, cada vez mais estou confiante de que essas mudanças virão pra melhorar!!

...Realmente, esse processo é um verdadeiro aprendizado de PACIÊNCIA, CONFIANÇA e OTIMISMO.

E como td na vida tem seu lado bom, o lado positivo de passar por todo esse stress do processo, é poder interagir com pessoas que já passaram e que ainda estão passando pelas mesmas alegrias e dificuldades que a gente, e poder compartilhar experiências, apoiar e ser apoiado, assim como ser presenteado com amizades sinceras, unidas pelo objetivo de viver em Down Under!!!

Grande abraço à todos vcs, que compartilham deste aprendizado que é aplicar para um visto de imigrante!! E mais uma vez, obrigada pelo apoio de vcs!!!

...AND LET'S MOVE ON!!

19 de maio de 2010

Ainda há luz no fim do túnel...


Recebi um novo email do meu agente, dizendo entre outras coisas, o seguinte:

"Aqueles que possuírem uma ocupação que não esteja incluída na nova lista SOL, poderão ter a possibilidade de solicitar um visto de acordo com o novo esquema divulgado pelo governo, denominado Planos de Imigração Regional. Este novo programa permitirá que os governos de cada Estado e território Australianos preparem suas novas listas de ocupações em demanda, permitindo incluir outras ocupações que não estejam na nova lista SOL, em função das necessidades da economia regional.

Espera-se que nos próximos meses os governos de cada um dos Estados e territórios australianos divulguem seus planos de imigração regional indicando quais ocupações que cada região estará demandando.

Nesse momento devemos aguardar as novas listas regionais, também denominadas “Planos Regionais”, pois conforme mencionado anteriormente, algumas ocupações que foram cortadas da nova lista SOL poderão ser incluídas nas novas listas regionais, de acordo com a demanda de cada estado."



Ou seja...AINDA HÁ LUZ NO FIM DO TÚNEL!!! Algum Estado com certeza vai ter as especialidades de TI em demanda!!

Saiu um nova lista de demanda de Victória em abril de 2010...tvz essa lista permaneça a mesma...mas se não for Melbourne, teremos ainda chances em Adelaide, Sydney, Brisbane, Perth, Canberra, e até Tasmânia..hehe...ahhhhhhh...em um desses a gente consegue!!

Quer saber? Não me importa o Estado, sinceramente, acho todos ótimos!! Estando em Down Under é o que interessa!!!

18 de maio de 2010

Resposta do agente...


Acabei de receber um email do meu agente dizendo o seguinte:

"Nesta nova lista nenhuma especialidade de TI foi incluída.
A divulgação da nova lista é a primeira mudança anunciada pelo DIAC das mudanças previstas, ainda é cedo para definir qual caminho devemos seguir pois ainda não foi definido como serão os planos regionais, novo sistema de pontuação, e como ficará a situação dos profissionais de TI que já tinham equivalência aprovada com especialidade."


Nem sei mais o que eu sinto...é uma mistura de medo, ansiedade, deprê...tipo a imagem que eu postei aí em cima...enfim,mais uma vez, só me resta...ESPERAR!!!!!

16 de maio de 2010

Ai...que medo!!


Hoje, 17 de maio na Australia (ainda 16 aqui), saiu a Nova lista SOL que indica as ocupações (profissões) que podem aplicar para o visto GSM (General Skilled Migration)...ou seja, o nosso!!

eis a nova lista SOL:

http://www.immi.gov.au/skilled/general-skilled-migration/pdf/new-list-of-occupations.pdf

Eu ainda não consegui identificar a profissão do meu marido nela, pq mudaram os códigos e os nomes...estou uma pilha pra saber se ela consta dessa lista, pq senão F...!!! Não gosto nem de pensar...

Já mandei um email pro meu agente, mas como hoje é domingo, vou ter q esperar até amanhã pra saber a resposta...pra variar...

Não vou te enganar não....tá batendo um pânico!!!!

12 de maio de 2010

Patrocínios "congelados" até 30/06


O que eu temia, aconteceu...

Saiu hoje no site de VIctoria, a notícia da paralização dos processos de patrocínio.
Com a paralização do DIAC, os estados que fornecem patrocínio tbm congelaram seus processos atá dia 30/06...

Ou seja, mais 1 mês e meio pra aguardar a resposta de Vic! Haja paciência, viu!!..afff

7 de maio de 2010

A 2ª "Bomba" de 2010

Estamos em 07 de maio, na 11ª semana do pedido de patrocínio, e eis que surge a 2ª bomba do ano:

Nova mudança no processo de imigração:

“O governo australiano decidiu suspender temporariamente a apresentação de requerimentos de algumas categorias de visto (175, 176, 475). Essa medida provisória vai começar em 8 de Maio de 2010 e deverá permanecer em vigor até 30 de junho de 2010 (termino do ano fiscal 2009/2010)”

%$¨&*@#$!(&¨$#@@%&¨&*.....Nem preciso dizer que estou estressadíssima com essa notícia!!!

...Bem, pelo menos se o patrocínio sair antes disso já vai adiantar um pouco...isso se o patrocínio tbm não parar né...espero q não...

A 1ª "Bomba" de 2010



Em fevereiro de 2010, quando estávamos prestes a dar entrada no processo de imigração, e já tínhamos até pago a taxa do DIAC de R$ 4595,00 (AUD$2525,00) eis que surge uma “bomba” em 08 de fevereiro de 2010:

Mudanças nas regras de imigração!!!

O Governo decidiu eliminar os pontos por Ocupação em Demanda para Imigração (Migration Occupations on Demand List – MODL) para todas as aplicações de visto de residência recebidas às partir de 8 de Fevereiro de 2010.



Lista MODL :

http://www.australia-migration.com/page/MODL/58


Lembra daquela tabela de pontos pra saber se estávamos aptos a conseguir um visto? Pois é, meu marido tinha 15 pontos da lista MODL...conclusão: perdeu 15 pontos, e de 120 ele ficou com 105. O que isso acarretou? A mudança no nosso tipo de visto. Tivemos que mudar para o visto 176, que é um visto que requer patrocínio de um Estado. E agora? Temos que entrar com um pedido de patrocínio para um Estado em que a profissão de especialista em segurança de redes esteja em demanda.


E tivemos as seguintes opções:

- South Australia (Adelaide) – Não tem custo

- Victoria (Melbourne) – Não tem custo

- Western Australia (Perth) – taxa de AUD$ 200,00

- Canberra – taxa de AUD$ 275,00


Características do visto 176:

  • Visto válido por cinco anos, o que significa que se dispõe de um prazo de cinco anos para radicar-se na Austrália.
  • Possibilidade de entrar e sair da Austrália de férias ou por motivos pessoais quantas vezes quiser.
  • Possibilidade de obter a cidadania australiana após viver durante dois anos na Austrália, sem necessidade de que sejam dois anos contínuos.
  • Possibilidade de radicar-se em qualquer cidade da Austrália e Nova Zelândia.
  • Aceso ao Medicare, serviço médico governamental, a partir da sua chegada à Austrália com visto de residência.
  • Acesso à educação pública de primeiro e segundo grau de forma gratuita.
  • Acesso a tarifas preferenciais e créditos nas universidades.
  • Acesso limitado a alguns subsídios do governo enquanto procura emprego ou para a compra de um imóvel para residência.
  • Acesso a aulas de inglês gratuitas para imigrantes, se comprovar possuir o nível de inglês mínimo exigido pelo governo.
  • O visto é renovado de maneira muito simples caso o residente tenha morado na Austrália durante dois desses cinco anos.
  • Possibilidade de patrocinar parentes através dos programas de Migração Qualificada com Patrocínio Familiar a partir do momento em que estiver estabelecido na Austrália.


Enfim, praticamente a diferença do 175 para o 176, é que no 175 podemos escolher o lugar que queremos morar, enquanto no 176 temos que morar e trabalhar os 2 primeiros anos no Estado que nos patrocinou...acho que isso é o de menos, e ainda bem que conseguimos prosseguir com o 176, pois soube de gente que perdeu o processo depois dessa mudança da MODL.

Então, só nos resta pesquisar cada uma dessas cidades e avaliar qual será a melhor pra gente...e aí, preencher os formulários do pedido de patrocínio (esse nós preenchemos), e ESPERAR...pra variar!!

Depois de muitas pesquisas, e unindo o útil ao agradável, nossas opções ficaram assim:

1º - Victoria

2º - Adelaide

3º - Perth

4º- Canberra

Iniciamos então o pedido de patrocínio de Victoria em 19 de fevereiro...e dá-lhe mais ESPERA!!!!

Os pedidos de patrocínio levam “em média” de 10 a 16 semanas (podendo atrasar, é claro!)


O Estado de Victoria é o único que exige exclusividade, ou seja, eles investigam se vc está aplicando para outro Estado tbm, e se tiver...babau...eles negam o patrocínio! Por isso, temos que aguardar o resultado de Victoria, para darmos entrada no próximo, se precisarmos.


Aprovação da ACS e docs para a entrada no DIAC



Recebi um email do meu agente dia 13 de janeiro de 2010, informando que a equivalência de qualificação do meu marido foi aprovada pela ACS, como Especialista em Segurança de Redes. Uhuuuuuuuuu.....1ª fase vencida!!!!..

Agora era só assinar outros formulários (preenchidos pelo agente), e juntar a documentação para iniciarmos a 2ª fase: Dar entrada no DIAC! E para isso, foram necessários os seguintes documentos:


- Carteira de identidade (traduzida e juramentada)

- Certidão de nascimento (traduzida e juramentada)

- CPF ( traduzido e juramentado)

- Certificado de baixa ou isenção do serviço militar (traduzido e juramentado

- Certidão de casamento (traduzida e juramentada)

- Statutory Declaration e álbum de fotos (Se for relação estável de no mínimo 1 ano morando juntos)

- Comprovante de residência

- Carteira de Trabalho

- Recibos de salário (cobrindo os últimos 3 anos)

- Declaração de IRPF (cobrindo os últimos 3 anos)

- Resultado do IELTS

- Atestados de antecedentes criminais – SSP, Justiça Federal, Polícia Federal ( traduz. e juramentado)

- Formulários (vários)

Tradução juramentada é uma tradução com fé pública, feita por tradutor autorizado oficialmente e que terá efeito legal como comprovação junto a instituições públicas e outras instituições que exigirem esse tipo de tradução.

Só pra vcs terem uma idéia, até agora gastamos R$ 530,00 em traduções, mas acho que ainda vamos precisar de mais algumas...

Primeiros passos...ACS e IELTS

ACS:

Bem, após a assinatura do contrato, entramos na primeira fase do processo, que é o reconhecimento da profissão (Skills Assessment) ou qualificação profissional, junto ao órgão Australiano competente. Como o aplicante principal é o meu marido, e a profissão dele é em TI (Information Technology), o órgão responsável é a ACS – Australian Computer Society http://www.acs.org.au/ , e o próximo passo é assinar vários formulários (o agente preenche os formulários, e nós só assinamos...essa é uma das vantagens de contratar agente...rs) e juntar todos os documentos:



- 2 fotos 3X4 (as fotos devem seguir as instruções do DIAC)


- Passaporte (do aplicante principal)


- Currículo Que deve seguir o modelo Australiano.


- Carta do(s) empregador(es) – Comprovando experiência nos 12 meses anteriores(no mínimo).


- Certificados Técnicos ou Diplomas com histórico escolar (Original e traduzido).


- RPL (Recognition of prior learning), para quem não tem graduação em nível superior.



- Formulários 956 e ACS form


O RPL envolve a avaliação das competências e conhecimento que uma pessoa alcançou fora da educação formal e de formação.

Isto inclui:
* Formação não-formal ou informal e educação
* Experiência de trabalho
* Experiência da vida


Mais informações sobre RPL:

http://www.training.qld.gov.au/information/skills-recognition/trade/tra-or-rpl.html

http://www.rplhelp.co.uk/index.php?page=RPL




Obs: Lembrando que toda a documentação deve estar em inglês, of course!



Bem, após reunir toda a documentação (isso levou 4 meses) para o reconhecimento profissional, demos entrada na ACS em 30/09/2009, pagando uma taxa de R$770,89 ( AUD$ 450,00).




IELTS:

Dependendo da área profissional do aplicante, é exigido uma nota mínima de proficiência em inglês pelo DIAC (Departamento de Imigração e Cidadania) tbm conhecido como IMMI. Essa prova chama-se IELTS, que é uma certificação internacional, reconhecida mundialmente como a maneira mais eficiente de comprovar os conhecimentos em língua inglesa.


Existem 2 tipos de provas do IELTS: Academic (para quem vai fazer faculdade) e General (para quem vai imigrar).



No caso de TI, a nota mínima exigida pelo DIAC no IELTS em cada módulo é 6,0 . Porém, para algumas outras profissões são exigidos 6,5 e até 7,0 em cada módulo.


São 4 módulos de provas: Speaking, Listening, Writing, Reading.

As 4 provas são feitas no mesmo dia. Para fazer o IELTS vc deve se preparar com alguma antecedência...


Nós não fizemos nenhum curso específico para o IELTS, mas se vc quiser fazer, prepare-se para desembolsar mais uma graninha...



Eis aqui alguns sites que nos ajudaram bastante a estudar para o IELTS:


http://www.scottsenglish.com/ielts/ (esse do Scott é pago, mas vale muito a pena investir nele, pois ele fornece simulados das provas)


http://elc.polyu.edu.hk/IELTS/


http://www.aippg.com/ielts

/ielts-downloads.htm


http://www.englishonline.org.cn/en/learners/ielts-preparation/reading


http://www.ielts-blog.com/


http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/general/talkaboutenglish/


http://esl.about.com/cs/toefl/a/a_ielts.htm


http://www.mail-archive.com/goldenlist@yahoogroups.com/msg01464.html




Dicas para o IELTS:

- Fazer um simulado pelo menos 1 mês antes da prova oficial.


- Assistir filmes sem legendas e canais fechados em inglês (de preferência canais inglêses em vez de americanos)


- Ler muiiiiiitooo, e praticar bastante o "speaking".


- Não pedir revisão da prova...se precisar, faça outra!



Para os acompanhantes do aplicante principal no processo (como eu), a nota mínima no overall do IELTS deve ser 4,5 (média dos 4 módulos). Existe a possibilidade do acompanhante não prestar a prova, mas aí ele vai ter que desembolsar uma “pequena” taxa de AUD$ 2920,00, que dá mais ou menos quase uns R$ 5000,00.

É claro que eu preferi tentar tirar os 4,5...rs



Fizemos o simulado em 04 de julho. Meu Band score foi 3,5 (terrível) e o do meu marido 5,5. Ou seja, foi ótimo ter feito o simulado pra gente poder ter uma noção de como estávamos, e tbm para saber como é a prova (muito importante conhecer a prova antes de fazer a oficial), pois o simulado é uma situação idêntica à da prova, e assim diminui o medo do “desconhecido” no dia do exame.



Aqui vai o site do Britsh Council responsável pelo IELTS, com todos os lugares e datas das provas, entre outras úteis informações:


http://www.britishcouncil.org/br/brasil-exams-ielts-dates-locations.htm




Custos do IELTS em 2009:

Simulado: R$50,00 por pessoa

IELTS oficial: R$ 415,00 p/pessoa.



Após o simulado, marcamos o exame oficial para 26 setembro, pois assim teríamos mais quase 3 meses de preparação...



A prova:

A nossa entrevista (Speaking) estava marcada para 10hs da manhã. O Speaking dura uns 15 minutos por pessoa. Depois do Speaking saímos para almoçar, e retornamos 13:30hs para fazer os outros módulos. Terminamos as provas às 16:00h (cada módulo tem um tempo determinado). E depois, espera-se 13 dias para sair o resultado...


Confesso que saí muito desanimada, pois fiquei super nervosa na entrevista do Speaking, e me deu um branco total pra falar...afff...e aí,depois do speaking, já fiz as outras provas estressada.



Bem, 13 dias depois saiu o resultado, e felizmente consegui os 4,5 no overall (na lata! ), e meu marido 6,5 no overall, mas como ele precisava tirar 6 em “cada” módulo, ficou faltando 0,5 só no Speaking.


Para as provas de speaking e writing, pode-se pedir um recurso, pagando uma taxa de quase R$200,00 e a espera é de até 2 meses para a resposta. Caso o recurso seja deferido eles devolvem a taxa.

Como eu ouvi dizer que é raro eles deferirem os recursos, resolvemos então que meu marido faria outra prova (mais 415,00), que foi marcada para 7 de novembro.


Durante este tempo, meu marido fez algumas aulas de conversação com um amigo nosso que é professor e inglês nativo. E para nossa alegria, ele conseguiu 6,5 em cada módulo na segunda prova.



Uma das coisas mais estressantes durante o processo de imigração é a "espera por tudo" (principalmente pra quem é ansiosa como eu..rs)...


São13 dias pro resultado do IELTS, 12 a 16 semanas para o resultado da ACS...e assim vai...é uma eterna ansiedade...

Decisão tomada!...e vamos "rumo ao visto"!

Decididos a iniciar o processo de visto para a Austrália, nosso primeiro passo foi vender um dos nossos carros, e a partir disso, teríamos que dividir um carro, e conciliar os nossos horários para usá-lo. Essa foi a solução que tivemos para arcar com os custos do processo.

Dia 11 de maio vendemos o carro, e no dia seguinte assinamos o contrato com a agência "Viva na Austrália". E aí começa a nossa saga....rs


De acordo com a nossa pontuação,o nosso visto seria o 175. Para este visto, é necessário um total de 120 pontos. O visto é um só para a família toda, incluindo filhos dependentes até 25 anos. O prazo de processamento destes vistos depende da profissão, mas atualmente demora, em média, entre 12 e 18 meses.

Eis uma tabela de pontuação:

http://www.australia-migration.com/page/Skilled_Points_Test/60


E aqui, um site com a lista SOL (Skills Ocupation List), que mostra as ocupações em demanda na Austrália. Para entrar com pedido de visto para profissionais, sua profissão tem que estar nesta lista. Ela tem as pontuações das profissões; e essa aqui ainda tem os órgãos responsáveis pela qualificação profissional de cada uma delas..

http://www.workpermit.com/australia/skilled/occupation_list.htm


E ainda tem a lista MODL (Migration Occupations in Demand List) que é a lista das profissões em maior demanda; e se vc ainda tiver oferta de emprego numa dessas profissões, vc ganha 20 pontos. Se não tiver, fica com 15.

http://www.workpermit.com/australia/skilled_demand_list.htm


E aqui vai lista CSL ( Critical Skills List), que é a lista que especifica as profissões que tem prioridade no processo, ou seja, se sua profissão esyivaer nesta lista, o processo é mais rápido...

http://www.workingin-australia.com/visa/skill-shortages/critical-skills-list


Concluindo, essas 3 listas são de suma importância para o cálculo de pontos, e o pedido do visto.


Características do visto 175:

  • Visto válido por cinco anos, o que significa que se dispõe de um prazo de cinco anos para radicar-se na Austrália.
  • Possibilidade de entrar e sair da Austrália de férias ou por motivos pessoais quantas vezes quiser.
  • Possibilidade de obter a cidadania australiana após viver durante dois anos na Austrália, sem necessidade de que sejam dois anos contínuos.
  • Possibilidade de radicar-se em qualquer cidade da Austrália e Nova Zelândia.
  • Aceso ao Medicare, serviço médico governamental, a partir da sua chegada à Austrália com visto de residência.
  • Acesso à educação pública de primeiro e segundo grau de forma gratuita.
  • Acesso a tarifas preferenciais e créditos nas universidades.
  • Acesso limitado a alguns subsídios do governo enquanto procura emprego ou para a compra de um imóvel para residência.
  • Acesso a aulas de inglês gratuitas para imigrantes, se comprovar possuir o nível de inglês mínimo exigido pelo governo.
  • Possibilidade de patrocinar parentes através dos programas de Migração Qualificada com Patrocínio Familiar a partir do momento em que estiver estabelecido na Austrália.


O início de tudo...

Bem, tudo começou em abril de 2009, quando meu marido resolveu clicar numa janela de anúncio no google, que dizia o seguinte:

http://www.vivanaaustralia.com/

Do nada, meu marido resolveu fazer este teste online, e o total de pontos dele foi aprovado, apto a entrar com o pedido de visto para a Austrália, se quisesse.


Só que, ele não contava com o meu entusiasmo, pois ele fez o teste por fazer, e não tinha a intenção de levar isso adiante. Mas no fundo, eu sempre tive uma vontade de morar fora do Brasil, apesar de nunca ter pensado em como realizar isso um dia, e nunca ter comentado isso com ele... E esse teste, foi a fagulha que faltava para minha vontade de morar no exterior voltar à tona!. Botei pilha nele pra gente marcar uma entrevista com um agente...no início ele ficou meio indeciso e receoso, mas eu tanto enchi o saco, que ele acabou concordando em irmos na entrevista.


Dia 02 de maio de 2009 fomos ao escritório da agência de imigração em SP, para conversarmos com um agente, avaliar a nossa real possibilidade de imigrar, e tirar todas as dúvidas com relação à imigração para “Down Under” (apelido da Austrália). Na entrevista, o agente analisou os pontos de cada um, e achou melhor que o meu marido fosse o aplicante principal do processo.


Se eu já estava entusiasmada antes, saí de lá mais ainda...rs...é claro que essa decisão iria exigir sacrifícios, pois não é nada barato arcar com os custos de um processo de imigração. Também é fato, que se vc fizer o processo sozinho, sem agente, este custo fica bem mais barato, mas decidimos que para nós, seria mais seguro e bem mais tranquilo, se contássemos com os serviços de um agente, pois eles já tem todo o Know-how do processo, entre outras facilidades que ajudam bastante pra quem não tem a mínima experiência e não entende nada do assunto...nós!

Não é preciso nem dizer que a partir daí, eu passei horas e horas, dias e dias, na internet pesquisando sobre a Austrália ( e ainda passo...), e cada vez mais, nós temos a certeza que a Australia é um dos melhores lugares do mundo para se viver...

Aqui vão alguns sites com informações sobre a Australia e imigração:

http://www.portaloceania.com/au-life-index-port.htm

http://www.likeaustralia.com/

http://www.portalaustralia.com.br/imigracao-australia

http://www.australiancentre.com.br/site/porque_australia.asp