7 de maio de 2010

A 1ª "Bomba" de 2010



Em fevereiro de 2010, quando estávamos prestes a dar entrada no processo de imigração, e já tínhamos até pago a taxa do DIAC de R$ 4595,00 (AUD$2525,00) eis que surge uma “bomba” em 08 de fevereiro de 2010:

Mudanças nas regras de imigração!!!

O Governo decidiu eliminar os pontos por Ocupação em Demanda para Imigração (Migration Occupations on Demand List – MODL) para todas as aplicações de visto de residência recebidas às partir de 8 de Fevereiro de 2010.



Lista MODL :

http://www.australia-migration.com/page/MODL/58


Lembra daquela tabela de pontos pra saber se estávamos aptos a conseguir um visto? Pois é, meu marido tinha 15 pontos da lista MODL...conclusão: perdeu 15 pontos, e de 120 ele ficou com 105. O que isso acarretou? A mudança no nosso tipo de visto. Tivemos que mudar para o visto 176, que é um visto que requer patrocínio de um Estado. E agora? Temos que entrar com um pedido de patrocínio para um Estado em que a profissão de especialista em segurança de redes esteja em demanda.


E tivemos as seguintes opções:

- South Australia (Adelaide) – Não tem custo

- Victoria (Melbourne) – Não tem custo

- Western Australia (Perth) – taxa de AUD$ 200,00

- Canberra – taxa de AUD$ 275,00


Características do visto 176:

  • Visto válido por cinco anos, o que significa que se dispõe de um prazo de cinco anos para radicar-se na Austrália.
  • Possibilidade de entrar e sair da Austrália de férias ou por motivos pessoais quantas vezes quiser.
  • Possibilidade de obter a cidadania australiana após viver durante dois anos na Austrália, sem necessidade de que sejam dois anos contínuos.
  • Possibilidade de radicar-se em qualquer cidade da Austrália e Nova Zelândia.
  • Aceso ao Medicare, serviço médico governamental, a partir da sua chegada à Austrália com visto de residência.
  • Acesso à educação pública de primeiro e segundo grau de forma gratuita.
  • Acesso a tarifas preferenciais e créditos nas universidades.
  • Acesso limitado a alguns subsídios do governo enquanto procura emprego ou para a compra de um imóvel para residência.
  • Acesso a aulas de inglês gratuitas para imigrantes, se comprovar possuir o nível de inglês mínimo exigido pelo governo.
  • O visto é renovado de maneira muito simples caso o residente tenha morado na Austrália durante dois desses cinco anos.
  • Possibilidade de patrocinar parentes através dos programas de Migração Qualificada com Patrocínio Familiar a partir do momento em que estiver estabelecido na Austrália.


Enfim, praticamente a diferença do 175 para o 176, é que no 175 podemos escolher o lugar que queremos morar, enquanto no 176 temos que morar e trabalhar os 2 primeiros anos no Estado que nos patrocinou...acho que isso é o de menos, e ainda bem que conseguimos prosseguir com o 176, pois soube de gente que perdeu o processo depois dessa mudança da MODL.

Então, só nos resta pesquisar cada uma dessas cidades e avaliar qual será a melhor pra gente...e aí, preencher os formulários do pedido de patrocínio (esse nós preenchemos), e ESPERAR...pra variar!!

Depois de muitas pesquisas, e unindo o útil ao agradável, nossas opções ficaram assim:

1º - Victoria

2º - Adelaide

3º - Perth

4º- Canberra

Iniciamos então o pedido de patrocínio de Victoria em 19 de fevereiro...e dá-lhe mais ESPERA!!!!

Os pedidos de patrocínio levam “em média” de 10 a 16 semanas (podendo atrasar, é claro!)


O Estado de Victoria é o único que exige exclusividade, ou seja, eles investigam se vc está aplicando para outro Estado tbm, e se tiver...babau...eles negam o patrocínio! Por isso, temos que aguardar o resultado de Victoria, para darmos entrada no próximo, se precisarmos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário